Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia22 junho 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Cinco razões pelas quais aprender uma língua pode aumentar o seu potencial de encontrar emprego

Falar uma língua estrangeira pode ajudá-lo a destacar-se no mercado de trabalho e a chamar a atenção dos recrutadores. Ser bilingue não só fica bem no seu CV, como desenvolve outras competências que os empregadores consideram atrativas em potenciais contratações.

Five reasons why learning a language can boost your employability
Unsplash

Uma competência procurada

A Internet facilitou mais do que nunca a expansão das empresas para mercados internacionais. Com muitas pequenas empresas a chegar a clientes e parceiros internacionais, o número crescente de ofertas de emprego exige que se fale uma segunda língua. Assim, quer esteja à procura de um emprego numa grande como numa pequena empresa, é possível que lhe seja exigido que fale pelo menos uma língua estrangeira.

Destaque-se dos outros

A concorrência no mercado de trabalho pode ser difícil, com as ofertas de emprego mais cobiçadas a receberem centenas, por vezes milhares, de candidaturas. Falar uma segunda ou terceira línguas pode ajudá-lo a destacar-se dos restantes candidatos, especialmente quando a sua experiência e qualificações são semelhantes às dos outros. Certifique-se de que os seus conhecimentos linguísticos são destacados no seu CV para que não sejam negligenciados.

Alguns poderão mesmo argumentar que, sendo 35 % dos europeus na faixa etária entre os 25 e os 64 anos bilingues, falar duas línguas deixa de ser um privilégio, e que os candidatos a emprego devem procurar aprender uma segunda língua estrangeira para se destacarem.

Salário mais elevado

Os empregados que sabem falar uma língua estrangeira são geralmente mais bem pagos do que os monolingues. Um estudo sugere que falar uma segunda língua pode acrescentar entre 11 % e 35 % ao seu salário, dependendo da língua e do país em que se encontra. Por exemplo, existem mais falantes de espanhol como segunda língua em França do que na Letónia, por isso a procura desta língua será diferente entre estes dois países.

Mais oportunidades de emprego

Ser bilingue ou multilingue pode abrir todo um novo mercado de trabalho para si. Trabalhar para uma empresa estrangeira já não significa que tenha de se deslocar. Com o aumento do teletrabalho devido à COVID-19, as empresas estão mais dispostas do que nunca a recrutar trabalhadores à distância. Assim, além de selecionar empregos que exijam as línguas que fala, pode também visar mercados de trabalho nos países onde se falam essas línguas. Os portais de emprego internacionais como a EURES são o local perfeito para iniciar a sua pesquisa.

Ser bilingue potencia outras competências

As investigações sugerem que as pessoas que falam uma ou mais línguas estrangeiras são melhores na resolução de problemas, mais criativas e empáticas. A resolução de problemas, a criatividade e a empatia são competências sociais inestimáveis que qualquer empregador aprecia num candidato. Também se argumenta que as pessoas bilingues e multilingues estão mais abertas a aceitar os pontos de vista de outras pessoas e a estabelecer ligações interpessoais, que são também grandes competências, especialmente em domínios como o serviço ao cliente e as relações comerciais.

Quer praticar as suas competências linguísticas e refrescar os seus conhecimentos? Consulte estas ferramentas de aprendizagem de línguas gratuitas para ajudá-lo a melhorar as competências em casa.

Em parceria com a EURES, Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

EURES: Encontrar um emprego na Europa

Falar mais do que uma língua na Europa continua a ser um privilégio

A investigação conclui que as pessoas bilingues são mais inteligentes, mais criativas e empáticas

O prémio salarial para o conhecimento de línguas estrangeiras

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Notícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamentoJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.