Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia11 de maio de 2023Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão4 min de leitura

Cinco empregos de verão populares agora e no passado

Os empregos sazonais são uma boa forma de adquirir experiência, ganhar dinheiro e viajar, o que os torna perfeitamente adequados para os jovens. Continue a ler para descobrir como o trabalho sazonal mudou em comparação com há 10 anos.

Five popular summer jobs, then and now

Estágios

Os estagiários sempre foram uma presença habitual nos escritórios. Contudo, em resultado da pandemia de COVID-19, grande parte dos escritórios fecharam e foram obrigados a melhorar as capacidades de teletrabalho rapidamente. Isto significou o cancelamento de um grande número de estágios, o que impediu muitos jovens de beneficiar da vantagem de melhorar as competências e a empregabilidade no início da carreira.

Durante a pandemia conseguir um estágio foi complicado, mas felizmente as vagas para estágio estão outra vez a aumentar. Como muitas empresas melhoram as modalidades de trabalho híbrido e à distância, essas possibilidades são mais habituais e apelativas do que nunca. Agora, munidos de um computador portátil, os estagiários podem trabalhar a partir de casa ou numa secretária partilhada (hot-desk) no local de trabalho. Por conseguinte, um estágio é ainda mais acessível e flexível.

Nadador-salvador

O trabalho de nadador-salvador, não sendo dos que se pode encarar de ânimo leve, sempre foi essencial, além de que traz muitos benefícios, em especial agora com a proximidade dos meses de verão. Se é certo que os nadadores-salvadores são importantes e procurados nos meses de verão desde há décadas, com o fim da pandemia isso é ainda mais verdade, pois as pessoas voltaram em força a frequentar as praias e piscinas em toda a Europa.

Uma certificação de nadador-salvador abre as portas a experiências entusiasmantes e à possibilidade de trabalhar em toda a Europa. Seja numa costa fria ou numa praia de areia, o lugar de nadador-salvador é quase sempre temporário, o que o torna o emprego sazonal perfeito.

Quer conhecer as vagas de nadadores-salvadores existentes na Europa? Consulte-as aqui.

Hotelaria

Muitos jovens trabalham como empregados de bar ou de mesa nos meses de verão durante as férias do liceu ou da universidade. Pode parecer óbvio, mas estas profissões são sempre procuradas e são uma excelente forma de enriquecer o currículo e, ao mesmo tempo, ganhar algum dinheiro.

Animador turístico e influenciador

Tornar-se animador numa estância de férias é um trabalho clássico de verão para jovens; consiste em ajudar a proporcionar entretenimento familiar aos veraneantes. Na última década, estes tipos de trabalhos sofreram um declínio e foram especialmente afetados pela pandemia. Embora ser animador turístico possa não ser tão popular como era, as estâncias de férias continuam a oferecer pacotes, pelo que esta é uma opção que vale a pena considerar.

Em vez de trabalhar como animadores em estâncias hoteleiras, cada vez mais jovens utilizam a sua influência nas redes sociais para promover escapadelas de férias junto dos seus seguidores. Esta nova forma de entretenimento patrocinado surgiu na última década com a ascensão dos gigantes das redes sociais como o Instagram e o TikTok. A possibilidade de os operadores turísticos recorrerem a influenciadores para a promoção de férias criou um novo emprego, que pode ser o seu próximo emprego!

Estafeta de entrega de comida

A entrega de produtos de restauração rápida não é uma novidade, mas a criação de aplicações de encomenda de comida tornou esta atividade acessível para muitas pessoas, em especial em comparação com há 10 anos. Em vez de telefonar para o restaurante a encomendar comida ou ir buscá-la pessoalmente como costumavam fazer,

as pessoas agora utilizam as aplicações de entrega, o que levou ao aumento do número de estafetas de entrega de comida necessários para preencher o mercado de trabalho. É uma atividade que pode ser atraente para jovens que tenham acabado de tirar a carta ou que queiram ganhar algum dinheiro nas férias do liceu ou universitárias.

A atividade de estafeta de entrega de comida existe em quase todo o lado, constituindo uma forma flexível de ganhar dinheiro. Não houve só uma mudança no mercado de trabalho ao longo dos anos, as características da mão de obra também mudaram.

Interessado em saber mais sobre a que forma como isto pode afetar a dinâmica do local de trabalho? Consulte o nosso artigo sobre a geração do milénio e a geração Z: semelhanças e diferenças.

 

Ligações relacionadas

A geração do milénio e a geração Z no local de trabalho: semelhanças e diferenças

Vagas de nadadores-salvadores na UE

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Sugestões e Dicas
  • Juventude
Seções relacionadas
  • Ajuda e Apoio
  • Sugestões e Dicas
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.