Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia9 de fevereiro de 2023Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Cinco empregos profissionais procurados em 2023

Muitas pessoas acham que para conseguir um bom emprego bem remunerado é necessário um diploma universitário, mas nem sempre isso é verdade. Neste mundo em mutação e desenvolvimento, os empregadores valorizam as competências práticas e profissionais. Eis cinco empregos profissionais procurados em 2023.

Five in-demand vocational jobs for 2023

1. Operador de máquinas

O setor da construção está em rápido crescimento, especialmente porque tenta tornar-se mais verde e sustentável. O Cedefop, Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional, prevê que os trabalhadores no setor da construção, os operadores de máquinas e os técnicos de montagem venham a ser muito procurados nesta década. Estão disponíveis vários empregos, desde o assentamento de tijolos, construção, carpintaria, à soldadura e colocação de telhados. No entanto, trabalhar como operador de máquinas poderia ser uma forma estimulante de ingressar neste setor.

Por exemplo, enquanto operador de gruas, será responsável pela utilização segura de máquinas nos estaleiros da construção. Terá a oportunidade de trabalhar em diversos projetos, que podem ser de longa duração e difíceis, mas muito gratificantes. A remuneração também tende a ser melhor do que em vários outros empregos do setor da construção. Pode inscrever-se em cursos de formação específicos para operadores de gruas, que são muito populares e procurados. Estes cursos proporcionar-lhe-ão as ferramentas, as competências e a experiência prática de que necessita, com a qualificação adequada.

2. Mecânico

Ainda no domínio da maquinaria, os mecânicos continuam a ser procurados. Para além de trabalharem nos automóveis, autocarros e outros veículos, são requisitados em muitas indústrias, como a construção, a indústria transformadora e a aviação. O tipo de competências que irá desenvolver como mecânico será igualmente útil para muitos empregos futuros, por exemplo no domínio da energia verde. A par das competências técnicas, as competências sociais, como a colaboração e a comunicação, são valorizadas pelos empregadores. Embora muitas universidades ofereçam cursos de engenharia mecânica, não é necessário possuir um diploma para se tornar mecânico. Devido à grande procura, existem muitos cursos profissionais que o ajudarão a obter a qualificação de que necessita.

3. Eletricista

A procura de eletricistas só aumentará à medida que avançarmos para tecnologias sustentáveis e renováveis. Uma carreira como eletricista poderá ser bem remunerada, uma vez que muitos eletricistas acabam eventualmente por começar um negócio próprio. Não precisa de diploma universitário para se qualificar como eletricista e muitos prestadores de formação oferecem experiência no local de trabalho. Os programas de formação dão-lhe a oportunidade de aperfeiçoar o seu ofício ao mesmo tempo que desenvolve as suas competências sociais e transferíveis. Todos os que iniciam o percurso de eletricista podem também vir a ser engenheiros elétricos, criadores e gestores.

4. Assistente dentário

No domínio da saúde e da assistência social, a procura de trabalhadores continua a aumentar. Embora muitos empregos exijam um diploma universitário, ficará surpreendido ao saber que não é o caso do assistente dentário. Os assistentes dentários contribuem para prevenir as cáries dentárias Um programa de aprendizagem pode proporcionar-lhe as competências e as qualificações práticas de que necessita para progredir nesta função. Os salários são bons e é uma boa carreira para aqueles que apreciam flexibilidade, uma vez que estes assistentes dentários podem ser contratados por um único consultório ou trabalhar como independentes.

5. Chefe de cozinha

A maioria de nós aprecia comida. Com a reabertura de restaurantes e cafés após a pandemia de COVID-19 e com a expansão dos serviços de entrega, as competências no setor da restauração continuarão a ser procuradas este ano. Na verdade, o Cedefop prevê que o alojamento e a alimentação serão os setores a registar maior crescimento em termos de emprego até 2030. Por isso, em princípio, há muita oferta de emprego para chefes de cozinha e outro  pessoal de cozinha. Com as viagens e o turismo a crescer novamente após a queda registada durante a pandemia, haverá também postos de trabalho na hotelaria para trabalhadores hoteleiros, como gestores e pessoal de limpeza.

Em parceria com o EURES, Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações relacionadas:

Cedefop: Empregos do futuro

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Sugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticasTendências de recrutamentoJuventude
Seções relacionadas
Sugestões e DicasInformações sobre o mercado de trabalhoAprendizagemVida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesConstructionElectricity, gas, steam and air conditioning supplyHuman health and social work activitiesManufacturingProfessional, scientific and technical activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.