Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia13 setembro 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Oportunidades EURES: o que precisa de saber

Para tirar o máximo partido das oportunidades que a EURES tem para oferecer, elaborámos um guia rápido. Se está a pensar como é que a plataforma o pode ajudar, continue a ler.

EURES opportunities: What you need to know
EURES

Encontrar o emprego dos seus sonhos

A EURES armazena milhares de CV que os empregadores em toda a Europa podem encontrar facilmente em qualquer momento. Também promove um vasto conjunto de vagas em todos os setores — tudo o que precisa de fazer é pesquisar o tipo de emprego que procura. Quando encontrar uma vaga adequada, siga os passos simples definidos pela EURES para mostrar ao empregador que está interessado e apresente uma candidatura. Entretanto, se tiver quaisquer questões sobre o cargo ou país do mesmo, pode contactar um conselheiro EURES local, que terá todo o gosto em ajudar a responder a quaisquer questões e na sua pesquisa.

Adaptação a um novo lugar

Um novo emprego pode levá-lo a um novo lugar. A mudança para uma nova região ou país pode parecer desafiante e intimidante, mas a EURES garante que não vai enfrentar a situação sozinho. Os conselheiros EURES locais irão guiá-lo em cada etapa da sua mudança. Têm experiência em todos os aspetos desta mudança e podem apoiá-lo em tudo, desde encontrar alojamento até à abertura de uma nova conta bancária.

Rede de contactos

Como parte da sua missão de fazer corresponder candidatos a emprego a postos de trabalho, a EURES desempenha um papel importante na organização das Jornadas Europeias do Emprego (em linha), eventos de recrutamento que põem em contacto empregadores em toda a Europa a candidatos a emprego. Os eventos envolvem apresentações dos empregadores participantes que procuram colaboradores e pontos de informação sobre o trabalho no estrangeiro. Proporcionam uma oportunidade para colocar questões a diferentes empresas sobre as suas condições de trabalho, o mercado de trabalho, os processos de recrutamento e até mesmo as vagas de emprego que estão a anunciar. Conhecer empregadores pode ter como resultado conseguir um emprego, assim como constituir uma oportunidade para aumentar a sua rede de contactos e aprender mais sobre o funcionamento das empresas.

Aceder a apoio adicional

Encontrar um emprego e mudar de local de residência nem sempre são processos fáceis, razão pela qual a EURES oferece mais do que uma lista de vagas. Cerca de 1000 conselheiros EURES estão disponíveis para o orientar ao longo da sua carreira, respondendo a todas as suas questões ao longo do percurso. Cada região tem conselheiros locais especializados em fornecer informações, orientação e colocação, tanto para candidatos a emprego como para empregadores. Em alguns casos, a EURES ajuda-o a aceder a apoio financeiro como, por exemplo, bolsas e vales de viagem, para garantir que a sua transição profissional corra da melhor forma possível, bem como aceder a oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para alargar o seu conjunto de competências e apresentá-las a potenciais empregadores. Através de ações e iniciativas como o Programa específico de mobilidade EURES e o Europass, a EURES trabalha para lhe dar as ferramentas necessárias para a sua carreira.

Obter novas dicas e truques

O portal EURES na Web inclui uma página dedicada à prática, sugestões e dicas para o ajudar a gerir as oportunidades de emprego, a atravessar fronteiras e a viver na Europa. Explica como e onde encontrar informações sobre o mercado de trabalho, os aspetos legais da mobilidade, a candidatura a emprego e as questões principais a ter em conta na mudança para um novo país.

Pode obter mais informações sobre os serviços EURES visitando as várias secções deste sítio Web. Obtenha as informações de contacto dos Membros e Parceiros EURES na página «A EURES no seu país» ou opte por contactar um conselheiro EURES diretamente por telefone, correio eletrónico ou chat. Pode também contactar o Serviço de Apoio da EURES para obter ajuda sobre a utilização do portal ou sobre quaisquer outras questões que possa ter.

Há muito a descobrir, por isso registe-se gratuitamente hoje para começar!                          Em parceria com a EURES, Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações relacionadas:

Jornadas Europeias do Emprego (em linha)

Programa específico de mobilidade EURES

Europass

Sugestões e dicas

A EURES no seu país

Contactar um conselheiro EURES

Serviço de Apoio da EURESRegiste-se gratuitamente

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Encontrar conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

 

Calendário de eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoCaixa de ferramentas da UE para mobilidadeMelhor prática EURESFormação EURESJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.