Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia25 de fevereiro de 2020Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

EURES Alemanha: apoio a candidatos a emprego e a empregadores em todo o país e não só.

Quer mudar-se para a Alemanha e encontrar trabalho? Ou talvez dirija uma empresa com sede na Alemanha que beneficiaria em ter alguns trabalhadores internacionais? Seja qual for a sua situação, a EURES Alemanha está aqui para o ajudar.

EURES Germany: Supporting jobseekers and employers across the country and beyond
EURES

Que tipo de apoio podem os candidatos a emprego receber da EURES Alemanha?

A EURES Alemanha tem uma vasta experiência na prestação de serviços transfronteiras a pessoas que vivem num país e trabalham noutro. Também oferecemos ótimos serviços para candidatos a emprego interessados provenientes de toda a Europa, que incluem chats, uma linha direta, seminários em linha e jornadas europeias do emprego em linha. É possível contactar os conselheiros da EURES Alemanha através do portal EURES e no sítio Web Make it in Germany.

E quanto aos empregadores?

Os empregadores alemães podem registar as suas ofertas de emprego no portal EURES. Os nossos conselheiros EURES ajudam os empregadores a participar no recrutamento, tanto em linha como fora da Internet, prestando igualmente apoio para programas de mobilidade específicos.

Por que acham que as pessoas deviam vir trabalhar para Alemanha? O que pode o país oferecer?

Há estudos que mostram que na Alemanha a satisfação dos trabalhadores é bastante elevada e que o país é um dos destinos de imigração mais populares do mundo. Há também uma série de oportunidades de emprego em diferentes setores e para uma ampla gama de níveis de qualificações (por exemplo, nos cuidados de saúde, na logística, na informática, na hotelaria e na construção).

Como indicado no sítio Web Make it in Germany: «A Alemanha pode orgulhar-se de uma série de conquistas sociais que são valorizadas por muitas pessoas, independentemente do sexo, da idade ou da origem. Entre tais conquistas pode-se mencionar a estabilidade política e económica do país, uma sociedade assente no princípio da solidariedade, dotada de sistemas de segurança social, o respeito pela liberdade de opinião e de religião, o sistema de saúde abrangente e acessível, o Estado de direito, o papel importante desempenhado pelas organizações não-governamentais e os sindicatos, bem como a importância atribuída à formação

E os empregadores? Que benefícios traz um empregado internacional para uma empresa?

Os trabalhadores internacionais podem contribuir para colmatar as lacunas em matéria de competências e a escassez de mão-de-obra. Oferecem também competências linguísticas e culturais, novas maneiras de pensar e uma nova perspetiva. Além disso, trazem novas formas de resolução de problemas e podem ajudar as empresas a visar novos grupos-alvo noutros países.

Recentemente, fizeram vários vídeos com conselheiros EURES de toda a Alemanha. Podem dizer-nos como surgiu a ideia?

A fonte de inspiração foi a campanha #EURES25 que está a comemorar os 25 anos da EURES. Queríamos dar o nosso contributo com uma mensagem da Alemanha que desse a conhecer mais amplamente os serviços prestados por todos os nossos membros e parceiros.

A mensagem principal da EURES, que é «estamos ao seu dispor quando necessita de aconselhamento sobre mobilidade profissional na Europa», tem um maior impacto se forem os conselheiros EURES «reais» a dar-lhe voz. Uma conferência, realizada recentemente, em que estavam todos os conselheiros presentes, foi a ocasião ideal para filmar os vídeos.

Porquê escolher o vídeo como formato?

O vídeo dá uma impressão vívida e permite mostrar aos candidatos a emprego e aos empregados os rostos da EURES como eles são!

Quais são as principais mensagens que gostariam que o vídeo passasse para as pessoas?

A EURES tem muito para oferecer. Conselheiros EURES entusiastas e motivados saberão ajudar qualquer candidato a emprego ou empregador em toda a Europa. Os conselheiros da EURES Alemanha podem ser contactados diariamente e estão espalhados por toda a Alemanha, disponibilizando apoio ao recrutamento transfronteiras e transnacional em todos os domínios.

Os nossos agradecimentos a Lena Kocanis, especialista júnior da EURES, pelo conteúdo deste artigo.

 

Links relacionados:

Vídeo da EURES Alemanha

Make it in Germany

Factos sobre a Alemanha

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Data de publicação
25 de fevereiro de 2020
Autores/Autoras
Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoMelhor prática EURESPartes interessadas externasNotícias internas da EURESTendências de recrutamentoJuventude
Seções relacionadas
Ajuda e ApoioVida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.