Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia31 março 2021Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

UE lança novo programa de apoio às PME europeias

Em 10 de março, a UE lançou o MobiliseSME, um novo programa para as PME. O programa acolheu um webinar como parte do lançamento para explicar de que forma as empresas podem beneficiar da participação. Saiba mais sobre o programa e de como beneficiar.

EU launches new programme to support European SMEs
EURES

Nos últimos anos, a UE desenvolveu vários programas e iniciativas para apoiar a circulação interna de trabalhadores e a colaboração entre empresas, especialmente PME. Até à data, não existia um programa específico para apoiar os trabalhadores que viajam para trabalhar noutras empresas no estrangeiro e trocar competências. Isto levou à criação do MobiliseSME.

O que é o MobiliseSME?

Financiado pelo eixo EURES do Programa da UE para o Emprego e a Inovação Social (EaSI) e pela Comissão Europeia, o MobiliseSME é o primeiro programa de mobilidade especificamente concebido para o pessoal das PME. Baseia-se num projeto-piloto bem sucedido implementado entre 2015 e 2017 e apoia destacamentos e colaborações entre PME europeias.

«O principal objetivo do MobiliseSME é impulsionar a internacionalização das PME da UE, reforçar a sua competitividade e estabelecer uma metodologia comum a nível da UE para um regime de mobilidade do pessoal das PME», explica Jose Enrique Val, gestor de projetos na Fundacion Equipo Humano. «O programa visa aproveitar todo o potencial do mercado único da UE e um dos seus ativos mais valorizados, as PME, que representam 99 % das empresas na UE.»

Quais são as vantagens para as PME?

O programa oferece assistência prática e financeira às PME através da organização e do apoio a estadas de curta duração (1-6 meses) em PME de outros países da UE. Estes destacamentos são cofinanciados pela CE com subvenções mensais entre 560 e 1100 EUR, em função do custo de vida em cada país. Estas subvenções cobrem as despesas de integração, alojamento, viagem e formação.

Mas as subvenções e os destacamentos não são os únicos benefícios da participação no MobiliseSME. Este programa também oferece igualmente sessões personalizadas sobre a forma de internacionalizar os produtos. As PME participantes podem tirar partido das extensas redes a que pertencem os pontos de contacto locais, aumentando a sua visibilidade a nível da UE. O programa proporciona igualmente às PME ferramentas e informações para encontrar parceiros comerciais na UE, expandir as suas atividades, produtos e serviços e melhorar os seus conhecimentos, aptidões e competências.

Como posso participar?

A participação no programa é fácil! Pode começar por visitar o sítio Web do MobiliseSME e verificar a sua elegibilidade. O passo seguinte consiste em inscrever-se na plataforma de correspondência para encontrar um par adequado, com a ajuda dos pontos de contacto locais. Por último, desenvolva as suas aptidões e competências nas empresas de acolhimento com vista a reforçar as suas parcerias comerciais internacionais no mercado único da UE. Pode inscrever-se em linha até meados de 2022.

 

Ligações úteis:

Sítio Web do programa MobiliseSME

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoCaixa de ferramentas da UE para mobilidadeDias de Trabalho/EventosNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeNotícias/relatórios/estatísticas
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.