Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia12 outubro 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

A especialista ambiental estónia desfruta de uma nova vida em Gotemburgo

Merit Kaal, da Estónia, alargou os seus horizontes ao aceitar um novo emprego na Suécia – e incentiva outros candidatos a emprego a também tentarem a sua sorte no estrangeiro.

Estonian environment specialist enjoys new life in Gothenburg
Chalmers technical University - Gothenburg

Ao longo dos últimos seis meses, Merit tem trabalhado como consultora ambiental júnior e gestora de projeto numa empresa em Gotemburgo.Assegurado o posto de trabalho, procurou saber de que forma a EURES poderia ajudá-la. Os conselheiros locais ajudaram-na a tratar de toda a documentação necessária a uma transição harmoniosa para um novo país.

«Para mim, foi fácil começar a trabalhar e a viver na Suécia,» refere a jovem de 24 anos, «pois há um ano fiz um intercâmbio na Universidade Técnica de Chalmers, em Gotemburgo. Depois disso, fiz a minha tese de mestrado na mesma empresa onde trabalho agora.»

Apesar desta familiaridade com o país, o caminho nem sempre esteve livre de obstáculos. «O principal desafio foi a língua e encontrar um lugar para viver», afirmou. «Uma vez que o trabalho de consultoria exige um contacto estreito com o cliente, é muito importante dominar a língua e ser capaz de trabalhar na língua local. Contudo, penso que, em comparação com outros países da Europa, os suecos falam muito bem inglês e, na maioria dos casos, estão dispostos a ajudar se eu não perceber alguma coisa.»

Merit está a gostar da experiência de iniciar uma vida num novo país. «Relativamente à área ambiental, existem vários projetos interessantes e muito para aprender e fazer», afirma. «Penso que é um dos melhores países da Europa para viver e dar uso aos meus conhecimentos. Além disso, gosto que a minha nova cidade de residência, Gotemburgo, se esteja a desenvolver tão depressa. As pessoas são muito simpáticas e as paisagens rurais são lindíssimas.»

O que diria a uma pessoa à procura de emprego no estrangeiro?Força! «Existe sempre a possibilidade de voltar atrás se algo correr mal ou não corresponder às expectativas, mas viver no estrangeiro, mesmo que por apenas seis meses, é uma experiência enriquecedora e permitir-lhe-á alargar verdadeiramente os seus horizontes.»

A coordenadora nacional EURES para a Estónia, Marta Traks, ajudou Merit durante o processo de transição.

«Trabalhar no estrangeiro não é uma escolha óbvia para todas as pessoas, mas pode ser uma experiência muito interessante, quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista profissional», afirma. «A decisão de ir para o estrangeiro permitir-lhe-á manter uma mente aberta. Fazer uma imersão num ambiente desconhecido requer versatilidade e determinação: pode não ser fácil no início mas é uma grande lição de vida.»

 

Ligações úteis:

Universidade Técnica de Chalmers em Gotemburgo

Programa O teu primeiro emprego EURES

 

Informações adicionais:

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoMelhor prática EURESTendências de recrutamentoHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.