
A alimentação saudável pode salvar o mundo
Quando Gaëlle se licenciou pela Universidade Livre de Bruxelas, não fazia ideia de que pouco tempo depois se lançaria numa carreira culinária. No entanto, a jovem sempre teve uma paixão pela cozinha. Antes de se tornar chefe, já tinha cozinhado para pequenos eventos, como aniversários, mas a sua principal motivação para cozinhar vinha da convicção de que a alimentação «pode salvar o mundo».
«A forma como comemos influencia a maneira como cultivamos os legumes e como tratamos a terra e o ambiente. Quero ajudar as pessoas a comer produtos locais e de época», diz Gaëlle.
Visar as estrelas
Quando Gaëlle decidiu que queria iniciar uma carreira como chefe de cozinha, sabia como era importante adquirir experiência internacional e não hesitou em sonhar alto.
«Tinha o sonho de trabalhar no Noma, um restaurante em Copenhaga, na Dinamarca, conhecido mundialmente. É um restaurante de renome internacional com duas estrelas Michelin; por isso, trabalhar lá era o sinal máximo de sucesso para mim.»
Obter ajuda da EURES
Foi então que a jovem chefe entrou em contacto com os conselheiros EURES da Actiris International, o departamento responsável pela mobilidade internacional do serviço público de emprego da região de Bruxelas. Apesar da ajuda que recebeu, Gaële tinha a noção de que futuro estava nas suas mãos.
O meu conselheiro EURES era espetacular, mas eu sabia que eu é que tinha de fazer avançar as coisas. Entrei em contacto com restaurantes e apresentei-me a entrevistas. Acabei por ser selecionada para fazer um estágio no Noma.»
Gaëlle acredita que não teria podido fazer o estágio sem a ajuda financeira da Actiris International. «A vida na Dinamarca pode ser bastante cara. Graças à ajuda financeira que recebi da EURES pude manter o meu nível de vida, o que era muito importante para mim.»
Nada é impossível
Gaëlle trabalha agora como chefe de cozinha num restaurante em Paris. Olhando em retrospetiva para a experiência que teve estrangeiro, afirma que aprendeu muito.
«Uma das maiores lições que aprendi foi como trabalhar bem em equipa e como partilhar conhecimentos com boa disposição. A minha criatividade melhorou imenso. Percebi que as coisas que achava impossíveis ou demasiado complicadas estão agora ao meu alcance. Também tenho muito orgulho no meu CV, que é muito mais competitivo agora que tenho experiência de trabalho internacional.»
Quer começar a sua aventura no estrangeiro? Apesar da pandemia, os nossos conselheiros EURES estão prontos para aconselhar e apoiar os candidatos a emprego na procura de oportunidades em toda a Europa. Contacte o Serviço de apoio EURES para começar hoje.
Ligações úteis
Contacte o Serviço de Apoio EURES
Informações adicionais
Procurar Conselheiros EURES
Condições de vida e de trabalho nos países EURES
Base de dados de ofertas de emprego EURES
Serviços EURES para empregadores
Calendário de eventos EURES
Próximos eventos em linha
A EURES no Facebook
A EURES no Twitter
A EURES no LinkedIn
Informação detalhada
- Data de publicação
- 9 de junho de 2021
- Autores/Autoras
- Autoridade Europeia do Trabalho | Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão
- Tópicos
- Melhor prática EURESJuventude
- Seções relacionadas
- Vida & Trabalho
- Setor
- Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles