Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia5 abril 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

«Faz-tudo» croata constrói uma carreira como engenheiro na Alemanha graças ao programa «O teu primeiro emprego EURES»

O percurso seguido por Goran Marinovic até à engenharia de precisão não foi um percurso típico. Na Croácia, o seu país de origem, teve muitos trabalhos diferentes: canalizador, vendedor, promotor e até mesmo formador em workshops num aquário.

Croatian handyman finds career as an engineer in Germany thanks to Your first EURES Job
European Commission

«Tinha emprego no meu país, mas trabalhava muitas horas e recebia pouco dinheiro», afirma Goran.Embora possuísse formação como técnico rodoviário, nunca trabalhou no setor e, no início de 2017, trabalhava como «faz-tudo» num ginásio.

A situação mudou quando Goran ouviu falar do programa «O teu primeiro emprego EURES» (YfEJ) e decidiu que tinha chegado a altura de recomeçar a sua vida na Alemanha. Goran contactou o Serviço de emprego croata, um serviço parceiro do programa de mobilidade profissional da UE, que o ajudou então a encontrar uma Duale Ausbildung, uma espécie de formação profissional que conjuga a formação no contexto de trabalho com a aprendizagem escolar. «Fiquei muito satisfeito», diz ele. «[Era] uma boa oportunidade para o futuro.»

A empresa que lhe proporcionou esta oportunidade foi a Stangl & Co. GmbH, uma empresa de engenharia que produz peças de precisão personalizadas para vários ramos da indústria. O programa YfEJ também representou uma oportunidade perfeita para Markus Meister, da Stangl & Co. Quando Markus ouviu falar pela primeira vez do programa, em dezembro de 2016, ficou imediatamente interessado naquilo que podia oferecer à empresa.

Até então, a empresa, sediada no distrito de Cham na Baviera, tinha tido dificuldade em recrutar o pessoal de que necessitava. Como explica Markus: «Existe claramente uma escassez das pessoas de que necessitamos a nível local, na nossa região e na nossa indústria. A taxa de desemprego na região também é muito baixa, o que significa que os empregadores têm dificuldade em recrutar o pessoal de que precisam.»

«Além disso, a maioria dos jovens prefere seguir uma carreira académica e estudar, ao invés de seguir uma carreira profissional», afirma ele.

Prevendo dificuldades de recrutamento «ao longo dos próximos 5 a 10 anos», Markus e os seus colegas começaram a percorrer uma lista de potenciais candidatos provenientes do estrangeiro, fornecida por pessoal EURES. Não obstante os problemas em encontrar candidatos a nível local, Markus sabia que a Stangl & Co. podia proporcionar aos candidatos a emprego provenientes do estrangeiro uma oportunidade aliciante, que incluía formação no contexto de trabalho, aprendizagem intensiva da língua e a perspetiva de um estágio a longo prazo numa indústria altamente especializada.

Um Conselheiro EURES junto do serviço de emprego croata pôs Goran em contacto com a Stangl & Co. e, pouco tempo depois, ele iniciou um curso de formação de seis semanas nessa empresa. Após a conclusão com aproveitamento do curso e alguma formação inicial em língua alemã, que contou com o apoio financeiro do YfEJ, Goran aceitou a proposta de realização de um estágio com a duração de três anos e meio.

Para Markus e os seus colegas da Stangl & Co., a possibilidade de encontrar novos trabalhadores no estrangeiro, aos quais pode ser dada formação para desempenharem as funções especializadas de que a indústria necessita, ajudou a atenuar os problemas de recrutamento. Markus tenciona continuar a recrutar através do programa YfEJ nos próximos anos, e pretende contratar mais dois estagiários este ano.

«Sem o programa [YfEJ], não teríamos tido a oportunidade de recrutar pessoal da Croácia ou de Espanha, onde encontrámos os trabalhadores especializados que procurávamos», afirma ele, acrescentando que recomenda o programa a outros empregadores na Alemanha.

Entretanto, Goran trocou a sua vida como «faz-tudo» por uma carreira numa profissão altamente especializada, e enveredou por um caminho de formação a longo prazo que melhorará significativamente as suas futuras perspetivas de emprego.

O croata também não hesita em recomendar a sua experiência: «Recomendo este programa a qualquer pessoa que esteja desempregada e que seja recetiva – a coisas novas, à aprendizagem.»

O teu primeiro emprego EURES é um programa de mobilidade profissional da União Europeia. Para saber mais sobre as oportunidades de emprego e de formação em toda a UE ou para encontrar trabalhadores com as competências de que precisa, contacte um dos serviços de emprego do programa ou o seu Conselheiro EURES local através do portal EURES.

 

Ligações úteis:

O teu primeiro emprego EURES

Serviço de emprego croata (HZZ)

Portal EURES

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

 

Informação detalhada

Tópicos
Notícias externas EURESHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.