Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia2 outubro 2020Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

«A melhor escolha»: Giorgio reflete sobre a sua experiência EURES

O engenheiro elétrico Giorgio Cover mudou-se da Itália para os Países Baixos em 2014 depois de ter encontrado um emprego no portal EURES. Vários anos depois, Giorgio continua a gostar de trabalhar nos Países Baixos. Entrámos em contacto com Giorgio para pedir as suas reflexões sobre a sua experiência.

“The best choice”: Giorgio reflects on his EURES experience
Stefania Garofalo, 2018/Egin Erdal

Fomos inicialmente atraídos pela história de Giorgio quando a sua conselheira EURES italiana, Stefania Garofalo, partilhou connosco uma entrevista em vídeo (em italiano) que filmaram quando Stefania visitou os Países Baixos em 2018. No vídeo, Giorgio reflete sobre o rápido processo que o levou a mudar-se alguns anos antes.

«O meu voo foi à noite e na manhã seguinte estava no escritório!»

Giorgio estava ocupado a vindimar na vinha do tio quando recebeu o telefonema com a oferta de emprego nos Países Baixos. A partir daí, tudo aconteceu muito rapidamente – 20 dias depois, Giorgio estava a embarcar num voo. «O meu voo foi à noite e no dia seguinte, às 9 da manhã, estava no escritório!», relembra no vídeo.

Com o apoio de Stefania, Giorgio tinha encontrado um emprego na Aqua Vision BV, uma consultoria hidrográfica com sede em Utrecht, tendo-se candidatado a uma vaga publicada por um dos colegas neerlandeses de Stefania.

«Giorgio encontrou a oferta no portal EURES», explica Stefania no vídeo. A partir daí, o processo foi muito fácil: «O que ele leu convenceu-o, por isso decidiu concorrer. A empresa selecionou-o como o candidato escolhido e chamou-o.»

Enquanto discutem a vida e o trabalho, Giorgio diz que se sente bem nos Países Baixos, embora admita que, vindo da Itália, o clima neerlandês não é um dos benefícios. Stefania também diz a brincar que se vê que ele tem praticado as suas competências linguísticas no trabalho, uma vez que está sempre a trocar do italiano para o inglês durante a conversa deles!

«Faz-nos crescer»

Depois de Stefania partilhar o vídeo, contactámos Giorgio para saber mais sobre os seus antecedentes e saber o que se passou nos dois últimos anos, desde que o vídeo foi filmado.

Agora com 31 anos, Giorgio ainda vive nos Países Baixos, embora tenha iniciado recentemente um novo emprego como engenheiro eletrónico no Instituto de Pesquisa Marinha e Atmosférica da Universidade de Utrecht. Refletindo sobre a sua mudança, há já mais de cinco anos, Giorgio diz que «a decisão de me mudar foi a melhor escolha que poderia ter feito».

Embora Giorgio já conhecesse bem os Países Baixos – havia realizado um intercâmbio cultural aos 19 anos de idade e regressara várias vezes em visita – a mudança foi um passo importante.

Cresceu num município rural na província de Treviso, no norte de Itália, onde a sua família tem uma pequena quinta e uma vinha. Apesar de estudar engenharia eletrónica na Universidade de Udine, a sua única experiência profissional antes de se mudar para os Países Baixos foi na quinta da família. «Cresci sabendo o significado do trabalho duro na terra», afirma.

«Estar longe da família e da zona de conforto, sozinho num país diferente, ajuda a trazer à tona facetas que talvez não esperássemos ter», reflete Giorgio. «Faz-nos crescer, porque dá-nos uma perspetiva nova. Se eu me comparar agora com a pessoa que era, vejo que mudei muito.»

Apesar de pensar voltar um dia voltar à sua Itália rural, Giorgio diz que, por agora, está feliz e concentrado em adquirir uma experiência valiosa. «Por enquanto, os meus planos são ficar aqui nos Países Baixos para crescer, aprender e construir um bom conjunto de conhecimentos em diferentes setores, o máximo que puder.»

 

Ligações úteis:

Portal EURES

Entrevista em vídeo (em italiano)

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Histórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.