Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia8 janeiro 2018Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Vantagens de trabalhar em Portugal: uma história búlgara

Nos últimos três anos, mais de 800 trabalhadores sazonais búlgaros do setor da agricultura encontraram trabalho em Portugal.

The benefits of working in Portugal – the Bulgarian story
EURES Plovdiv

O programa de mobilidade laboral sazonal é promovido pela EURES Bulgária em estreita colaboração com a EURES Portugal. A iniciativa ajuda os empregadores portugueses a contratar trabalhadores temporários no setor da agricultura durante a época alta, quando se faz sentir uma grave escassez de pessoal.

Os agricultores búlgaros dão uma ajuda aos seus colegas no quadro magnífico do Algarve, a região mais a sul de Portugal e um dos mais populares destinos de férias na Europa. O Algarve oferece uma enorme variedade de oportunidades de trabalho sazonal na agricultura e no turismo, num pano de fundo de costas pitorescas e de um clima maravilhoso.

Os serviços públicos de emprego búlgaros são responsáveis pela organização de todo o processo, oferecendo serviços de recrutamento completos aos candidatos a emprego e aos empregadores.

Prestam informações a candidatos potenciais, participam na pré-seleção de candidatos, ajudam a organizar entrevistas no local e fornecem informações pormenorizadas sobre as condições de vida e de trabalho aos candidatos aprovados. Os agricultores recebem assistência dos Conselheiros EURES em todas as fases do processo: desde o procedimento de candidatura às entrevistas, até à viagem para Portugal e, inclusive, no regresso.

É evidente que a equipa EURES Bulgária não faz isto tudo sozinha. Conta com a ajuda e o apoio dos colegas em Portugal.

«Cabe destacar a estreita cooperação com a equipa EURES Portugal, que ajuda em grande medida com a comunicação com os empregadores», comenta Daniela Piryankova, Conselheira EURES e coordenadora de formação nos serviços públicos de emprego búlgaros.

Não só ajudam com a logística e a comunicação com os empregadores, como também visitam as quintas para se certificarem de que os trabalhadores búlgaros têm tudo o que necessitam.

Graças a esta estreita relação e à atenção aos pormenores, o projeto de trabalhadores sazonais entre a Bulgária e Portugal tem tido grande êxito nos últimos três anos.

Trabalhar em Portugal tem numerosas vantagens: praias magníficas, a paisagem maravilhosa da Península Ibérica, o marisco fresco e o vinho. É o ambiente ideal para quem procura o equilíbrio perfeito entre o trabalho e a vida pessoal.

Se procura o emprego sazonal ideal, por que não tentar em Portugal? Contacte o seu Conselheiro EURES local hoje para mais informações.

 

Ligações úteis

EURES Bulgária

Serviços públicos de emprego búlgaros

EURES Portugal

 

Informações adicionais

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços da EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

 

Informação detalhada

Tópicos
Melhor prática EURESSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeTendências de recrutamento
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.