Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia24 abril 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Informações sobre o programa Erasmus+

Erasmus+ é o programa da Comissão para a educação, a formação, a juventude e o desporto. Desde 2014 que o Erasmus+ ajuda milhares de jovens e organizações a alargar os seus horizontes num país estrangeiro: aos jovens, ajuda-os a desenvolver as suas aptidões e, às organizações, a reforçar as competências do seu pessoal.No artigo a seguir apresentamos algumas oportunidades que o Erasmus+ oferece aos jovens e às organizações que utilizam o Drop’pin@EURES.

All about Erasmus+
Shutterstock

Jovens

As oportunidades para jovens (dos 13 aos 30 anos) do Erasmus+ são concebidas para ajudar os jovens a desenvolver novas competências, descobrir novas culturas, aprender novas línguas e adquirir uma experiência valiosa num domínio do seu interesse.

Os intercâmbios de jovens abrangem os jovens de um ou mais países da UE que participam num programa de trabalho conjunto, enquanto as oportunidades de voluntariado no estrangeiro são propostas através do Serviço Voluntário Europeu (SVE).

Estudantes

Os estudantes podem estudar no estrangeiro graças ao Erasmus+, o que lhes permite reforçar as suas competências de comunicação, linguísticas e interculturais num ambiente novo e estimulante. Estes períodos de estudo podem ter uma duração entre 3 e 12 meses e estão abertos a estudantes de nível de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Existem outras oportunidades para estudantes, nomeadamente estágios no estrangeiro, que abrangem atividades como estágios em contexto de trabalho e outros estágios. Destinados a estudantes e recém-licenciados, estes estágios podem ter uma duração de 2 a 12 meses e permitem aos jovens desenvolver as suas competências ao mesmo tempo que vivenciam culturas diferentes.

Organizações

O Erasmus+ oferece uma série de oportunidades para organizações nas áreas da educação, da formação, da juventude e do desporto. As instituições de ensino superior têm a possibilidade de enviar o seu pessoal para formação ou para lecionar no estrangeiro. Estão também previstas oportunidades de ensino e formação para pessoal do ensino e formação profissional (EFP), professores, pessoal de educação de adultos e pessoal da animação juvenil. 

Está disponível financiamento para projetos inovadores destinados a melhorar as práticas, sob a forma de parcerias estratégicas, alianças de conhecimento e alianças de competências setoriais. Projetos de reforço de capacidades apoiam a modernização do ensino superior e o desenvolvimento do trabalho com jovens e aprendizagem não formal.

Saber mais

Estão disponíveis mais informações sobre o programa Erasmus+ e as possibilidades que oferece tanto aos jovens como às organizações no sítio Web do programa.

 

Ligações úteis:

oportunidades para jovens

oportunidades para estudantes

oportunidades para organizações

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Caixa de ferramentas da UE para mobilidadePartes interessadas externasSugestões e DicasNotícias/relatórios/estatísticasJuventude
Seções relacionadas
Ajuda e ApoioVida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.