Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia19 fevereiro 2020Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

8 dicas para jovens empresários

Ser empresário significa ser o seu próprio patrão, tomar todas as decisões e seguir a sua paixão. Mas pode também significar muito trabalho árduo, especialmente quando se está na fase inicial. Para o ajudar, deixamos aqui as 8 dicas mais importantes para jovens empresários.

8 tips for young entrepreneurs
EURES

Acredite na sua visão: Apresentar a sua ideia ao mundo é fácil quando acredita verdadeiramente nela. Quanto mais mostrar aos outros a sua paixão e o seu entusiasmo, mais eles reconhecerão a sua sinceridade, acolherão favoravelmente a sua ideia e contribuirão para o seu sucesso. Este sentimento dar-lhe-á também o impulso de que necessita para ultrapassar os obstáculos que vai encontrar ao longo do caminho, já que provavelmente não desistirá de algo em que acredita.

Rede de contactos: Trata-se de conhecer as pessoas certas. Quanto mais se mostrar e falar com as pessoas sobre a sua ideia, maior é a probabilidade de conhecer as que o podem ajudar a transformá-la numa realidade. Tal significa participar em eventos para conhecer potenciais investidores e a dar-se a conhecer. Apresente-se sempre a título profissional quando estiver a criar uma rede de contactos para garantir que é levado a sério. Vale também a pena praticar o que vai dizer com antecedência (por ex., o seu «discurso de elevador»), para que possa transmitir a sua ideia da forma mais clara e confiante possível.

Pesquisa: Conheça o seu mercado. Quanto mais atualizado estiver no domínio em que está a tentar entrar, melhor conhecerá as suas perspetivas. Familiarize-se com a concorrência, os métodos atuais que funcionam e não funcionam, bem como com os produtos e as pessoas que o rodeiam. Tal contribuirá para melhorar a sua ideia e dialogar com outros intervenientes do setor.

Planeamento: Tenha um plano... mas não dependa dele. Embora um plano possa ser uma ótima forma de se orientar e proporcionar uma estrutura, nem tudo vai para correr como espera. Obstáculos — e oportunidades — imprevistos podem surgir a qualquer momento, por isso esteja disposto a adaptar, ajustar e reorientar o seu plano.

Insucesso: Todos falhamos alguma vez. Leia a biografia de qualquer um dos empresários de topo atuais e verá que o seu passado tem tanto de insucesso como de sucesso. E tudo bem, porque é o que se aprende com o insucesso que realmente importa. Utilize-o como uma experiência de aprendizagem ou um teste e volte a tentar. Tal como os atores que fazem centenas de audições até obterem o papel que lança a sua carreira, os empresários podem tirar partido dos seus insucessos e voltar mais fortes.

Mantenha-se ativo: Aproveite todas as oportunidades que surjam, mesmo se estiver cansado e for a última coisa que lhe apetece fazer. Deixar passar uma oportunidade pode fazer a diferença entre fazer avançar o seu negócio para o nível seguinte ou dar um passo atrás. Ser tão produtivo quanto possível também pode melhorar significativamente as suas possibilidades de êxito e isso é algo em que as pessoas em seu redor irão notar.

Fixar objetivos realistas: É necessário algum tempo para construir credibilidade e uma grande reputação, por isso não deite a perder todo o trabalho árduo fazendo promessas que não pode cumprir. Defina metas realistas e as pessoas respeitá-lo-ão e confiarão em si se as cumprir de forma coerente.

Seja paciente: O sucesso nem sempre surge de um dia para o outro — pode exigir anos de trabalho árduo. Não desanime com a espera! Continue a trabalhar e um dia será recompensado com o êxito que merece.

Estas são 8 das nossas dicas mais importantes para tornar-se um jovem empresário de sucesso. Boa sorte a pô-las em prática!

Artigo elaborado em parceria com EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.