Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia12 março 2020Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

8 razões por que deve considerar o trabalho sazonal como uma opção

O trabalho sazonal (ou temporário) é muitas vezes considerado uma opção secundária, menos desejável em relação ao emprego a tempo inteiro, embora essa não seja necessariamente uma realidade. Apresentamos a seguir uma lista de oito razões por que deve considerar o trabalho sazonal como uma opção.

8 reasons you should consider seasonal work
Shutterstock
    1. Aceder a uma função correspondente a um início de carreira

    O emprego sazonal oferece muitas vezes vagas de início de carreira que seriam muito mais difíceis de encontrar noutros setores. Isto pode funcionar como uma rampa de lançamento, ao proporcionar uma experiência suscetível de evoluir para uma carreira promissora mais tarde.

    1. Experimentar uma nova área ou um novo empregador

    Se tenciona experimentar um novo percurso profissional ou deseja trabalhar para um empregador diferente, o emprego sazonal oferece-lhe uma oportunidade de o fazer com segurança, já que, se vier a não gostar da experiência, não estará comprometido a longo prazo.

    1. Desenvolver competências diferentes e únicas

    A diversidade de oportunidades de trabalho sazonais disponíveis (como em estâncias de esqui, festivais, comércio a retalho ou agricultura, por exemplo) pode ser uma oportunidade de melhorar competências específicas e procuradas que talvez não consiga desenvolver noutros empregos.

    1. Enriquecer o seu CV

    Se estiver entre dois empregos, o trabalho sazonal pode ser uma excelente forma de preencher lacunas no seu CV, bem como de adquirir valiosas competências e obter uma fonte de rendimento muito útil durante esse período.

    1. Abrir a porta a outras oportunidades de trabalho

    Da mesma forma que o trabalho sazonal oferece a oportunidade de trabalhar para um novo empregador ou numa área diferente, permite também aos empregadores testá-lo enquanto empregado e verificar se corresponde ao tipo de empregado que procuram. Se o seu empregador considerar que está particularmente empenhado e motivado, terá boas hipóteses de conseguir emprego a longo prazo.

    1. Desenvolver um maior leque de contactos profissionais

    No final do seu contrato de trabalho sazonal, mesmo que não lhe seja oferecido um cargo a tempo inteiro, ainda assim, terá tido oportunidade de trabalhar com muitas novas pessoas que formarão uma rede de contactos úteis para futuras oportunidades.

    1. Viajar

    Muitos trabalhos sazonais estão ligados ao setor do turismo, sendo uma boa oportunidade para viajar e trabalhar noutro país, conhecer novos lugares e novas culturas e, ao mesmo tempo, receber uma remuneração!

    1. Passar tempo ao ar livre

    Por natureza, muitos trabalhos sazonais estão ligados a atividades ao ar livre, visto que dependem em grande medida das estações do ano e das condições meteorológicas. Trabalhar ao ar livre comporta muitas vantagens. Permite, por exemplo, reforçar o seu sistema imunitário e ter um impacto positivo na sua saúde mental.

    Esperamos que estas sugestões o ajudem a encarar as oportunidades de trabalho sazonal numa outra perspetiva e em função dos seus objetivos de carreira profissional!

    Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

     

    Informações adicionais

    Jornadas Europeias do Emprego

    Drop’pin@EURES

    Procurar Conselheiros EURES

    Condições de vida e de trabalho nos países EURES

    Base de ofertas de emprego EURES

    Serviços EURES para empregadores

    Calendário de Eventos EURES

    Próximos Eventos em linha

    A EURES no Facebook

    A EURES no Twitter

    A EURES no LinkedIn

    Informação detalhada

    Tópicos
    Sugestões e DicasJuventude
    Setor
    Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

    Isenção de responsabilidade

    Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.