Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia26 julho 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

6 dicas para estudar no espaço europeu

As oportunidades para estudar no espaço europeu são variadas e adequam-se a qualquer pessoa. Ir para o estrangeiro pode ser uma experiência intimidante, mas, ao mesmo tempo, muito enriquecedora. Seguem-se algumas sugestões para tirar o máximo partido dos seus estudos no estrangeiro.

6 tips for studying abroad in Europe
Shutterstock

Escolher e organizar atempadamente os estudos

Se possível, antes de ir para a universidade ou faculdade escolhida, estude os pormenores do seu curso e os respetivos créditos. Se for estudar no âmbito de um intercâmbio, os processos administrativos podem ser diferentes dos do seu estabelecimento de ensino de origem, pelo que pode levar algum tempo a entender o seu funcionamento. Ter um plano atempado antes de chegar ao local dos estudos permite evitar qualquer stresse desnecessário nos primeiros dias já exigentes do seu programa de estudos no estrangeiro.

Faça perguntas

Uma excelente maneira de se preparar para os seus estudos no estrangeiro passa por conhecer as experiências das pessoas que frequentaram o mesmo programa. Isso permitir-lhe-á obter, por exemplo, preciosas informações sobre os cursos ou os módulos disponíveis, informações práticas sobre o alojamento ou sugestões de locais para visitar. Também poderá estabelecer contactos com outros colegas de estudo através de páginas e grupos de redes sociais para a partilha de informações.

Conheça os habitantes locais

Se pretender aperfeiçoar as suas competências linguísticas, a melhor maneira de aprender é falar com os falantes nativos. Por exemplo, pode conhecer novas pessoas aderindo a grupos ou comunidades com base nos seus interesses ou participando num intercâmbio linguístico num café. Ao conhecer os habitantes locais, poderá ter a sorte de partilhar a experiência de festividades culturais e eventos locais, por exemplo, e estabelecer relações duradouras no seu local de estudo.

Aprofunde experiências

Em vez de se manter fiel aos seus conhecimentos, tente mergulhar na cultura do país onde está a estudar. Experimente a gastronomia local e conheça a história e cultura locais. Isso enriquecerá a sua experiência de estudar no estrangeiro e poderá ajudar a aprender melhor a língua do país onde está a estudar. Desfrute ao máximo do seu tempo livre, visitando cidades próximas, pontos turísticos, locais históricos, paisagens naturais, museus e outros centros culturais, tais como teatros, salas de concertos e galerias de arte.

Experimente coisas novas

Se ainda não fala a língua do país onde está a estudar, poderá considerar inscrever-se num curso para principiantes. Em alternativa, opte por praticar um novo desporto ou passatempo durante a sua estadia no estrangeiro. Até poderá haver atividades que não teria oportunidade de experimentar no seu país. Porque não tentar uma delas?

Não se esqueça de estudar!

Embora queira aproveitar ao máximo a sua estadia no estrangeiro, terá de ter êxito nos seus estudos. Tire uma parte do dia para estudar e não se desleixe. Se estiver a estudar a língua, tire proveito do ambiente imersivo e procure todas as oportunidades para praticar. Porque não dedicar diariamente um pouco de tempo livre para aperfeiçoar uma competência específica?

Esperamos que estes conselhos lhe proporcionem uma experiência fantástica durante o seu programa de estudos no estrangeiro! Leia os nossos artigos sobre porque deve ousar trabalhar no estrangeiro e como viver no estrangeiro poderá aumentar a sua autoconsciência.

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Ligações úteis:

Cinco razões para ousar trabalhar no estrangeiro

Viver no estrangeiro poderá aumentar a sua autoconsciência?

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontre um Conselheiro EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Sugestões e DicasJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.