Ir para o conteúdo principal
EURES (EURopean Employment Services)
Notícia1 de novembro de 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão3 min de leitura

6 dicas para tirar o maior partido de um estágio, estágio profissional ou programa de aprendizagem

Os cargos de curto prazo que oferecem formação no local de trabalho estão a tornar-se vias cada vez mais populares para entrar no mundo do trabalho. Um estágio, estágio profissional ou programa de aprendizagem bem-sucedidos podem ajudá-lo a conseguir o emprego que pretende. Apresentamos aqui algumas sugestões úteis para garantir que tira o maior partido possível das suas competências.

6 tips for getting the most out of a training course, internship or apprenticeship
Shutterstock

Não tenha receio de cometer erros

Como estagiário ou aprendiz, está lá para aprender. Os seus colegas terão consciência de que não possui necessariamente a mesma experiência que eles, não se esperando, por isso, que faça tudo na perfeição logo à primeira. Não tenha medo de executar tarefas que escapem da sua zona de conforto — ter iniciativa, ficar baralhado e aprender com os próprios erros acabam por produzir um efeito muito mais positivo para si do que hesitar em participar devido ao medo de cometer erros.

Adapte-se à cultura de trabalho da empresa

Observe o comportamento dos colegas e, em função disso, adapte o seu comportamento. O que vestem? Como interagem entre eles? De que é que falam no gabinete e quais são os temas de conversa que evitam? No entanto, tenha cuidado e não esqueça que muitos colegas trabalham há muito mais tempo que você, ou podem estar a trabalhar ao abrigo de contratos diferentes do seu; por isso, embora o seu chefe saia todos os dias mais cedo, pode não ser aceitável que faça o mesmo!

Aproveite as oportunidades de formação e de qualificação

Se lhe oferecerem oportunidades de formação e de qualificação, aceite-as! Muitas empresas cobrem os custos de formação do respetivo pessoal, o que lhes permite melhorar as suas competências e conhecimentos em domínios relevantes para as funções que desempenham. Isto não só poderá ajudá-lo a melhor desempenhar as funções no seu emprego atual, como também permitirá enriquecer o seu CV e ajudá-lo a desenvolver as suas competências para uma futura progressão na carreira.

Ofereça-se para executar mais tarefas

Se tem tempo livre, pergunte aos seus colegas se precisam de ajuda. Os estagiários dispostos a realizar pequenas tarefas, tarefas de rotina, assim como tarefas de maior importância e mais interessantes, são os mais valorizados e os mais suscetíveis de lhes ser oferecido um cargo permanente. Se lhe disserem que não há nada para fazer, não o tome como pretexto para ficar de braços cruzados — tente pensar em formas de ser útil em geral. Tem ideias que poderiam ajudar a empresa a melhorar? Talvez seja possível elaborar um modelo para ajudar a simplificar um determinado processo ou criar uma brochura de informações úteis para novos trabalhadores? Mostrar que está motivado e que é criativo, assim como realmente empenhado no sucesso da empresa, reforçará a confiança dos seus colegas em si e nas suas capacidades.

Não é nada pessoal

Se é novo no mundo do trabalho, poderá ser fácil deixar-se levar por perguntas como «O que pensam os meus novos colegas de mim?», «Será que fiz ____ bem?», ou «O que é que ____ quis dizer com aquele e-mail? Lembre-se de que todas as pessoas têm de desempenhar uma tarefa específica, e simplesmente porque os prazos, as prioridades e as decisões podem gerar conflitos, isso não significa (na maioria das vezes) nada pessoal e não reflete o que as pessoas possam pensar de si como indivíduo.

Não tem de durar para sempre

Durante o seu estágio, programa de aprendizagem ou estágio profissional, poderá achar que a área ou a empresa em que trabalha não se adequam a si. Isto não significa que tenha desperdiçado o seu tempo, descobrir o que não é adequado para nós é tão importante como descobrir o oposto. Ainda assim, terá adquirido várias competências e experiências transferíveis que irão, muito provavelmente, ajudá-lo mais tarde a conseguir empregos que tenham mais a ver consigo.

Esperamos que estas sugestões venham ajudá-lo a atingir todo o seu potencial profissional!

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um Colaborador EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
  • Negócios / Empreendedorismo
  • Sugestões e Dicas
  • Juventude
Setor
  • Accomodation and food service activities
  • Activities of extraterritorial organisations and bodies
  • Activities of households as employers, undifferentiated goods- and services
  • Administrative and support service activities
  • Agriculture, forestry and fishing
  • Arts, entertainment and recreation
  • Construction
  • Education
  • Electricity, gas, steam and air conditioning supply
  • Financial and insurance activities
  • Human health and social work activities
  • Information and communication
  • Manufacturing
  • Mining and quarrying
  • Other service activities
  • Professional, scientific and technical activities
  • Public administration and defence; compulsory social security
  • Real estate activities
  • Transportation and storage
  • Water supply, sewerage, waste management and remediation activities
  • Wholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.