Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia1 novembro 2019Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

6 dicas para tirar o maior partido de um estágio, estágio profissional ou programa de aprendizagem

Os cargos de curto prazo que oferecem formação no local de trabalho estão a tornar-se vias cada vez mais populares para entrar no mundo do trabalho. Um estágio, estágio profissional ou programa de aprendizagem bem-sucedidos podem ajudá-lo a conseguir o emprego que pretende. Apresentamos aqui algumas sugestões úteis para garantir que tira o maior partido possível das suas competências.

6 tips for getting the most out of a training course, internship or apprenticeship
Shutterstock

Não tenha receio de cometer erros

Como estagiário ou aprendiz, está lá para aprender. Os seus colegas terão consciência de que não possui necessariamente a mesma experiência que eles, não se esperando, por isso, que faça tudo na perfeição logo à primeira. Não tenha medo de executar tarefas que escapem da sua zona de conforto — ter iniciativa, ficar baralhado e aprender com os próprios erros acabam por produzir um efeito muito mais positivo para si do que hesitar em participar devido ao medo de cometer erros.

Adapte-se à cultura de trabalho da empresa

Observe o comportamento dos colegas e, em função disso, adapte o seu comportamento. O que vestem? Como interagem entre eles? De que é que falam no gabinete e quais são os temas de conversa que evitam? No entanto, tenha cuidado e não esqueça que muitos colegas trabalham há muito mais tempo que você, ou podem estar a trabalhar ao abrigo de contratos diferentes do seu; por isso, embora o seu chefe saia todos os dias mais cedo, pode não ser aceitável que faça o mesmo!

Aproveite as oportunidades de formação e de qualificação

Se lhe oferecerem oportunidades de formação e de qualificação, aceite-as! Muitas empresas cobrem os custos de formação do respetivo pessoal, o que lhes permite melhorar as suas competências e conhecimentos em domínios relevantes para as funções que desempenham. Isto não só poderá ajudá-lo a melhor desempenhar as funções no seu emprego atual, como também permitirá enriquecer o seu CV e ajudá-lo a desenvolver as suas competências para uma futura progressão na carreira.

Ofereça-se para executar mais tarefas

Se tem tempo livre, pergunte aos seus colegas se precisam de ajuda. Os estagiários dispostos a realizar pequenas tarefas, tarefas de rotina, assim como tarefas de maior importância e mais interessantes, são os mais valorizados e os mais suscetíveis de lhes ser oferecido um cargo permanente. Se lhe disserem que não há nada para fazer, não o tome como pretexto para ficar de braços cruzados — tente pensar em formas de ser útil em geral. Tem ideias que poderiam ajudar a empresa a melhorar? Talvez seja possível elaborar um modelo para ajudar a simplificar um determinado processo ou criar uma brochura de informações úteis para novos trabalhadores? Mostrar que está motivado e que é criativo, assim como realmente empenhado no sucesso da empresa, reforçará a confiança dos seus colegas em si e nas suas capacidades.

Não é nada pessoal

Se é novo no mundo do trabalho, poderá ser fácil deixar-se levar por perguntas como «O que pensam os meus novos colegas de mim?», «Será que fiz ____ bem?», ou «O que é que ____ quis dizer com aquele e-mail? Lembre-se de que todas as pessoas têm de desempenhar uma tarefa específica, e simplesmente porque os prazos, as prioridades e as decisões podem gerar conflitos, isso não significa (na maioria das vezes) nada pessoal e não reflete o que as pessoas possam pensar de si como indivíduo.

Não tem de durar para sempre

Durante o seu estágio, programa de aprendizagem ou estágio profissional, poderá achar que a área ou a empresa em que trabalha não se adequam a si. Isto não significa que tenha desperdiçado o seu tempo, descobrir o que não é adequado para nós é tão importante como descobrir o oposto. Ainda assim, terá adquirido várias competências e experiências transferíveis que irão, muito provavelmente, ajudá-lo mais tarde a conseguir empregos que tenham mais a ver consigo.

Esperamos que estas sugestões venham ajudá-lo a atingir todo o seu potencial profissional!

Em parceria com o EURES, o Portal Europeu da Mobilidade Profissional.

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um ColaboradorEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoSugestões e DicasJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.