Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia5 dezembro 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

5 motivos para ingressar numa startup

Após concluir os seus estudos na China, Håvard Stjernen (29 anos), responsável pela gestão de contas, decidiu recusar uma oferta de emprego na Noruega e ingressar numa startup alemã. Håvard explica-nos aqui porquê.

5 reasons for joining a startup
EURES

1. Uma vida em constante mudança

As coisas estão sempre a mudar numa startup. Há sempre um novo projeto, prazo, pessoa, ideia, conceito ou reunião. Basta um piscar de olhos para perder algo excitante. Nada poderá provocar o mesmo tipo de adrenalina na sua vida profissional. Nenhum outro ambiente poderá oferecer-lhe tanto conhecimento em tão curto espaço de tempo. Um ano de experiência numa startup equivale a dois ou três anos de experiência numa grande empresa com mais história. Por isso, se é um(a) jovem ambicioso(a) com vontade de construir uma carreira, trabalhar numa startup trar-lhe-á vantagens.

2. Trabalho gratificante

As startups não contratam estagiários para organizar documentos e fazer café. Contratam-nos para desempenhar uma função importante para a empresa. O contrato poderá referir «estágio», mas não será tratado de forma diferente de um funcionário a tempo inteiro. Numa startup, terá um maior impacto na direção da empresa e, frequentemente, terá oportunidades mais do que suficientes para ser você próprio(a) e sentir-se confortável na sua função. Uma startup é um ótimo lugar para se testar a si próprio(a), perceber a sua maneira de ser e a direção que pode dar à sua carreira.

3. Nem sempre um mar de rosas

Não lida bem com o stresse? As expetativas provocam-lhe suores nas mãos? Em caso afirmativo, o universo das startups não é para si. Porquê? Porque o percurso nunca é tranquilo. Mesmo as startups mais famosas, como a Uber ou a Airbnb, ainda têm alguns desafios pela frente. Nada se faz apenas porque «aqui sempre se fez assim». Uma startup luta constantemente pela sua posição no mercado e, para a conseguir, há que trabalhar mais, por mais tempo e com mais afinco. É um ambiente acelerado e frenético, com pessoas ambiciosas em busca do sucesso. Por vezes, pode sentir que tem de lutar apenas para se manter «à tona», mas tanto as empresas como as pessoas que fazem esse esforço adicional são recompensadas. Trabalhar numa startup é uma experiência fundamental para aprender a lidar com a incerteza. Numa startup deve lidar com a incerteza diariamente e aprender a navegar em águas empresariais inexploradas de forma eficiente.

4. «Tudo» é possível

Frequentemente, as startups têm uma estrutura horizontal e um ritmo acelerado. Isto significa que as suas ideias e conceitos podem ser implementados e testados de forma rápida e exaustiva. Terá efetivamente a oportunidade de testar os limites do que uma organização é capaz de alcançar num curto espaço de tempo. A burocracia é muito rara, pelo que, se tiver uma boa ideia, a distância do pensamento à ação é curta e empolgante. As startups estão geralmente dispostas a ir um pouco mais longe quando testam algo, o que as torna um ambiente realmente fértil para mentes criativas.

5. As promoções chegam mais rapidamente

Numa startup, será reconhecido se fizer um bom trabalho. Devido à estrutura e ao ritmo mencionados anteriormente, aqueles que excedem as expetativas veem o seu esforço recompensado. Comecei a trabalhar para a CupoNation há dois anos e já passei de gestor de contas a gestor de contas sénior e, em seguida, a responsável pela gestão de contas. É óbvio que tal não teria acontecido sem muito trabalho árduo, mas numa empresa em rápida expansão aparecem novas vagas com mais frequência do que numa empresa estabelecida.

 

Ligações úteis:

CupoNation

Uber

AirBNB

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Negócios / EmpreendedorismoMelhor prática EURESSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeHistórias de sucessoJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.