Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia5 outubro 2017Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

5 grandes vantagens de fazer um estágio

Joana Dromberg (22) trabalha como estagiária na CupoNatio Tendo acabado de receber um convite para um estágio na empresa, não há ninguém melhor para enumerar cinco grandes vantagens do fazer um estágio...

5 great benefits of doing an internship
EURES

O mundo real

Provavelmente poderás ficar com uma ideia sobre o sabor de uma maçã se alguém to explicar, mas prová-lo tu mesmo é fundamental para ficares com uma noção plena. O mesmo sucede com o ensino. Ter um livro ou um professor que explique a teoria não te proporciona uma visão global. Podes ler todos os melhores livros sobre uma matéria específica, seja história ou marketing, mas isso nunca se irá comparar com a experiência adquirida na vida real.

Combinar o ensino com um estágio proporciona-te uma base realmente sólida para construíres uma carreira. A formação por si só proporciona-te a teoria sobre o tipo de material de construção a utilizar, mas isso não tem valor prático em si mesmo.

Um passo à frente do pelotão

Contratarias uma pessoa que tivesse apenas conhecimentos teóricos, ou optarias antes por alguém que reunisse conhecimentos teóricos e experiência real na sua área? Para cada trabalho a tempo inteiro disponível para jovens, haverá sempre um imenso número de pessoas interessadas em agarrá-lo antes de todas as outras.

Um estágio dar-te-á uma vantagem, pois estarás literalmente um passo à frente das pessoas que não possuem experiência no mundo real. Fica bem no teu CV, e embora ninguém espere que «saibas tudo», reconhecerão que sabes muito mais do que aqueles que nunca levantaram os olhos para além dos livros.

O teu estágio pode ser a vantagem de que necessitas para conseguir o emprego a tempo inteiro que realmente desejas!

Experiência magnífica

Para mim, o facto de me atribuírem responsabilidades reais foi uma experiência magnífica. Essa é uma das coisas que te fazem crescer, tanto a nível profissional como pessoal. Certifica-te apenas de que te calha uma empresa que te vê como um ativo e não como um burocrata «que anda ao papel» 

É um desafio enorme quando o patrão te atribui pela primeira vez a responsabilidade por um projeto, e é provável que sintas uma grande pressão. Posto isto, lembra-te que não exerces esse cargo por sorte. Tens este tipo de oportunidades pelo facto de seres quem és e pelo que sabes fazer. O teu patrão não te escolheu por acaso, e quando acredita que estás preparado/a, provavelmente estás. Ninguém diz que vai ser fácil, mas vais cumprir este processo e sair dele fortalecido.

Conhecimento cultural

Seja no teu país ou no estrangeiro, um estágio dá-te oportunidade de conhecer uma nova cultura de trabalho. Na Alemanha, as coisas são frequentemente feitas de uma maneira diferente da que estou habituada na Finlândia. Não é necessariamente melhor ou pior, é simplesmente diferente. Este tipo de experiência dá-te realmente uma boa noção da forma como diferentes empresas conduzem os seus negócios. Pega nas partes positivas e põe-nas a trabalhar para ti!

Um pé na porta

Nunca te sintas «bom de mais» para realizar um estágio. Acreditar que deves entrar diretamente numa função a tempo inteiro após a escola pode resultar numa verdadeira bofetada na cara. A maioria das empresas oferece oportunidades de estágios, e tens mais probabilidade de conseguir um emprego a tempo inteiro se souberem quem és e do que és capaz, tendo já comprovado o teu valor no terreno. E se não oferecerem estágios, bom... como já foi dito: nunca é mau estar um passo à frente do pelotão.

Interessado num estágio? Nesse caso, consulta Drop’pin@EURESpara saber mais sobre as oportunidades para os jovens que estão a ser oferecidas e encontra o estágio que é perfeitamente compatível com os teus desejos.

 

Ligações úteis:

CupoNation

5 dicas para quem procura um estágio

 

Informações adicionais

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Encontrar um ConselheiroEURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de dados de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

A EURES no Google+

Informação detalhada

Tópicos
Sugestões e DicasJuventude
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.