Skip to main content
Logótipo da Comissão Europeia
EURES
Notícia7 abril 2020Autoridade Europeia do Trabalho, Direção-Geral do Emprego, dos Assuntos Sociais e da Inclusão

Dez sugestões para reuniões virtuais bem-sucedidas

Com tantas pessoas em teletrabalho devido à COVID-19, as videoconferências e outras reuniões virtuais estão a tornar-se essenciais. Mas e se não tiver experiência?

10 tips for running a successful virtual meeting
Shutterstock

Não se preocupe. Se estiver a trabalhar à distância, temos dez sugestões para ajudar a organizar reuniões virtuais. Se está à procura de trabalho, pode também utilizar estes conselhos em entrevistas de emprego à distância ou simplesmente para permanecer em contacto com os amigos.

As cinco primeiras sugestões são úteis para quem tiver de organizar uma reunião:

  1. Escolha o software…
    Já há muitas aplicações de videoconferência sofisticadas, por exemplo, Zoom, Skype e Microsoft Teams. Pesquise e descubra a melhor para si. Certifique-se de que o software é gratuito e permite a participação de todos.
  2. e teste-o!
    Não se esqueça de testar previamente o software com um amigo ou um colega. A maior parte das aplicações de videoconferência torna-se simples, mas as coisas podem correr mal na primeira utilização, quando ainda não está familiarizado.
  3. Marque uma hora conveniente
    Verifique as disponibilidades e atenha-se aos horários de trabalho, tendo em conta os fusos horários e as circunstâncias de cada um. Por exemplo, mostre-se mais flexível se souber que um dos participantes tem filhos.
  4. Trate dos preparativos
    Comunique aos participantes as ferramentas necessárias. Avise com antecedência suficiente e dê instruções claras. Lembre-se também de enviar o código ou a hiperligação necessária para participar na reunião.
  5. Faça circular os documentos e nomeie uma pessoa para tomar notas
    Partilhe antecipadamente os documentos importantes, incluindo a ordem do dia, caso necessário. Se quiser mostrar algo, considere a possibilidade de partilhar o ecrã durante a videochamada. Não se esqueça de antes desligar os alertas de correio eletrónico e fechar as janelas confidenciais! Poderá também precisar de nomear uma pessoa para redigir a ata.

É importante cumprir algumas regras, mesmo em reuniões à distância. Aqui ficam mais cinco sugestões:

  1. Sorria para a câmara!
    Promova a utilização do vídeo, para dar uma sensação mais próxima da realidade. Algumas aplicações têm a opção de esbater o fundo, protegendo a privacidade e evitando as distrações. O vestuário também é importante: uma roupa adequada ajudá-lo-á a concentrar-se no trabalho. Além disso, tanto clientes como entrevistadores estarão à espera de um visual profissional.
  2. Deixe toda a gente falar...
    Algumas aplicações só mostram no ecrã a pessoa que estiver a falar, o que incentiva os participantes a intervir à vez. Ainda assim, poderá ter um presidente para anunciar os pontos da ordem do dia, resumir os principais temas e dar a palavra.
  3. … e silencie o seu microfone quando não estiver a falar!
    O ruído de fundo causado por animais de estimação ou crianças pode incomodar. Os auscultadores com microfone incorporado ajudam, mas é possível que até a respiração seja excessivamente audível. A forma mais segura de evitar esta situação é pôr o microfone no silêncio enquanto estiver a ouvir as outras intervenções.
  4. Não se esqueça da conversa de circunstância
    Questionar como correu a viagem não funciona neste caso, mas pergunte a todos como estão. Algumas pessoas sentem-se isoladas a trabalhar em casa, pelo que poderá ser positivo ter uma conversa descontraída na reunião.
  5. Dê seguimento
    Faça o acompanhamento normal da reunião. Se necessário, distribua um documento com pontos de ação claros e a indicação dos respetivos responsáveis.

Esperamos que estas dez sugestões sejam úteis para a sua reunião virtual. Boa sorte!

 

Ligações úteis:

Zoom

Skype

Microsoft Teams

 

Informações adicionais:

Jornadas Europeias do Emprego

Drop’pin@EURES

Procurar Conselheiros EURES

Condições de vida e de trabalho nos países EURES

Base de ofertas de emprego EURES

Serviços EURES para empregadores

Calendário de Eventos EURES

Próximos Eventos em linha

A EURES no Facebook

A EURES no Twitter

A EURES no LinkedIn

Informação detalhada

Tópicos
Partes interessadas externasSugestões e DicasNotícias do mercado de trabalho/notícias de mobilidadeJuventude
Seções relacionadas
Vida & Trabalho
Setor
Accomodation and food service activitiesActivities of extraterritorial organisations and bodiesActivities of households as employers, undifferentiated goods- and servicesAdministrative and support service activitiesAgriculture, forestry and fishingArts, entertainment and recreationConstructionEducationElectricity, gas, steam and air conditioning supplyFinancial and insurance activitiesHuman health and social work activitiesInformation and communicationManufacturingMining and quarryingOther service activitiesProfessional, scientific and technical activitiesPublic administration and defence; compulsory social securityReal estate activitiesTransportation and storageWater supply, sewerage, waste management and remediation activitiesWholesale and retail trade; repair of motor vehicles and motorcycles

Isenção de responsabilidade

Os artigos destinam-se a fornecer aos utilizadores do portal EURES informações sobre temas e tendências atuais e a estimular a discussão e o debate. O seu conteúdo não reflete necessariamente a opinião da Autoridade do Trabalho Europeia (ELA) ou da Comissão Europeia. Além disso, EURES e ELA não endossam os sites de terceiros mencionados acima.